Nossa História

O Colégio Nossa Senhora da Soledade surgiu com a fundação da Casa Nossa Senhora da Soledade, em 28 de outubro de 1739, pelo Padre Gabriel Malagrida, missionário jesuíta, italiano.

Integra a UROSU (União Romana da Ordem Santa Úrsula), instituição internacional fundada em 1535, por Ângela Mérici, em Brescia, na Itália.

A princípio, um “Recolhimento” para moças que queriam ingressar na vida religiosa. Esse recolhimento foi construído em anexo à capela de Nossa Senhora da Soledade, já existente em 1711, num sítio fora da cidade, chamado Queimado.

Estrutura Física

O Colégio Nossa Senhora da Soledade, com seus 272 anos servindo a Educação, disponibiliza uma estrutura física para melhor atingir seus objetivos educacionais, favorecendo o aprendizado.

Possui dois pavilhões, o prédio principal, estilo do século XVIII, onde funcionam as salas de Educação Infantil, Ensino Fundamental II e Médio e o Pavilhão Santa Ângela que abriga as salas do Ensino Fundamental I.

Conheça alguns ambientes do nosso Colégio.

360º Soledade

Estrutura Organizacional

Hino e Emblema

HINO SERVIR

Servir é a nossa divisa
E nossa glória há de ser!
O exemplo de um Deus humanado
Veio a terra trazer.

Avante, falange Ursulina,
Em prol de tão nobre ideal. (bis)

Nas cinco partes do mundo
Ressoa a voz: Servirei!
Que ensina a escola Ursulina
Sempre fiel ao seu Rei.

Vivamos crianças e jovens,
Vivamos o nosso ideal. (bis)

E assim unidos na terra,
Servindo ao mesmo Jesus.
Alunos das Ursulinas,
Vamos à sombra da cruz.

As forças e a vida nós damos
Em prol de tão nobre ideal. (bis)

EMBLEMA

Fundado em 28 de outubro de 1739, o Convento Nossa Senhora da Soledade mantém, desde 1900, o Colégio Nossa Senhora da Soledade que integra a UROSU (União Romana da Ordem Santa Úrsula), instituição internacional fundada em 1535, por Ângela Mérici, em Brescia na Itália.

A UROSU, mantida pelas Irmãs Ursulinas, está presente em 34 países e pauta seus ensinamentos no lema SERVIR, orientando seus alunos a viver a serviço do bem, da justiça e da paz.

SERVIAM – “Servirei”

Este emblema é usado por todos os alunos ursulinos do mundo. Ele tem sete estrelas que representam a constelação da Ursa Menor, lembrando-nos que Santa Úrsula é nossa padroeira celestial.

A cruz mostra que nossa escola é cristã e que estamos prontos a seguir Jesus, que nos ensina a sermos corajosos, aceitar o sofrimento e até mesmo a morte, a fim de sermos fiéis a nossos valores e ideais.

A palavra SERVIAM significa que servimos porque queremos ser como Jesus, que disse: “Sou um servo”.

Rolar para cima