Nossa História

O Colégio Nossa Senhora da Soledade surgiu com a fundação da Casa Nossa Senhora da Soledade, em 28 de outubro de 1739, pelo Padre Gabriel Malagrida, missionário jesuíta, italiano.
Integra a UROSU (União Romana da Ordem Santa Úrsula), instituição internacional fundada em 1535, por Ângela Mérici, em Brescia, na Itália.
A princípio, um “Recolhimento” para moças que queriam ingressar na vida religiosa. Esse recolhimento foi construído em anexo à capela de Nossa Senhora da Soledade, já existente em 1711, num sítio fora da cidade, chamado Queimado.
Estrutura Física



















Possui dois pavilhões, o prédio principal, estilo do século XVIII, onde funcionam as salas de Educação Infantil, Ensino Fundamental II e Médio e o Pavilhão Santa Ângela que abriga as salas do Ensino Fundamental I.
Conheça alguns ambientes do nosso Colégio.
360º Soledade
Estrutura Organizacional
DIREÇÃO
Responsável por zelar para que a filosofia do Soledade, inspirada nos princípios de vida de Santa Ângela Merici, esteja sempre presente no dia a dia do Colégio, pelo bem estar dos docentes, discentes, educadores de apoio, pais e demais parceiros.
DIREÇÃO PEDAGÓGICA
Tem por missão coordenar todo o trabalho pedagógico desenvolvido no Colégio, caminhando junto aos professores, educandos e famílias para que o processo educativo aconteça de forma harmoniosa e produtiva.
DIREÇÃO ADMINISTRATIVA
Gerencia toda a estrutura que dá suporte para que as práticas pedagógicas aconteçam da melhor forma, incluindo administração de pessoal, finanças, instalações físicas e equipamentos.
A secretaria escolar está subordinada à Direção e a ela compete o serviço de escrituração escolar e registro escolar, de pessoal, de arquivo, fichário e preparação de correspondência do Estabelecimento.
O secretário escolar é o profissional responsável por todos os serviços inerentes ao funcionamento da secretaria do Colégio, assegurando o fiel cumprimento da legislação civil, penal e escolar no que concerne à escrituração, expedição e arquivamento de informações de dados e documentos relativos à vida do aluno e ao funcionamento do Colégio.
A tesouraria é o órgão encarregado pelo serviço financeiro, de contabilidade e escrituração econômico-financeira do Colégio. É responsável, também, pela emissão dos boletos de pagamento das mensalidades escolares.
O departamento pessoal tem por atribuição cuidar de todo o processo de integração do indivíduo na empresa, dentro dos critérios administrativos e jurídicos. Controla a frequência do funcionário ao trabalho, elabora folha de pagamento, controla benefícios, calcula tributos de pagamento de salários e benefícios, bem como de pagamentos de taxas, impostos e contribuições. Também, tem por função, cuidar de todo processo de desligamento e quitação do contrato de trabalho, estendendo-se na representação da empresa junto aos órgãos oficiais (DRT, Sindicato, Justiça do Trabalho, etc.)
O Setor de Serviço Social do Colégio Soledade tem como função realizar a análise socioeconômica para concessão de descontos.
Para que seja efetuada a referida análise, é necessário que o responsável financeiro preencha um formulário socioeconômico e entregue junto com a documentação exigida que comprove a situação social e financeira da família ao serviço social.
O desconto obtido é renovado anualmente, sendo somente validado a partir da 2ª mensalidade do ano em curso.
A assistência social será cancelada caso o aluno seja reprovado ao final do ano letivo ou o responsável esteja inadimplente com o Colégio.
O Serviço Técnico Pedagógico é responsável pela articulação entre diversas interlocuções (dirigentes, professores, alunos, famílias, comunidade) sem perder de vista as implicações e os desdobramentos de todo o processo educativo. Tem a finalidade de planejar juntamente com os docentes, acompanhar, organizar e avaliar o fazer pedagógico cotidiano, assegurando a qualidade curricular e atuando de forma sensível às dimensões da nova sociedade, a partir dos valores e princípios que norteiam a filosofia do Colégio e de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases Nacionais.
“Garantir a continuidade dos estudos com tranquilidade e segurança não é um simples dever. É uma prova de amor.”
O Colégio Nossa Senhora da Soledade reconhece a importância de oferecer um seguro educacional para pais e alunos, portanto contratou a SEGUROS MAPFRE – Proteção Global Escolar.
Para conhecer melhor as regras do seguro solicite à Secretaria do Colégio o manual da seguradora. No manual estão descritos as opções de coberturas disponibilizadas pelo produto. Lembre-se, porém, que estarão cobertas somente àquelas que estiverem dispostas nas condições contratuais da nossa instituição.
Hino e Emblema
HINO SERVIR
Servir é a nossa divisa
E nossa glória há de ser!
O exemplo de um Deus humanado
Veio a terra trazer.
Avante, falange Ursulina,
Em prol de tão nobre ideal. (bis)
Nas cinco partes do mundo
Ressoa a voz: Servirei!
Que ensina a escola Ursulina
Sempre fiel ao seu Rei.
Vivamos crianças e jovens,
Vivamos o nosso ideal. (bis)
E assim unidos na terra,
Servindo ao mesmo Jesus.
Alunos das Ursulinas,
Vamos à sombra da cruz.
As forças e a vida nós damos
Em prol de tão nobre ideal. (bis)
EMBLEMA
Fundado em 28 de outubro de 1739, o Convento Nossa Senhora da Soledade mantém, desde 1900, o Colégio Nossa Senhora da Soledade que integra a UROSU (União Romana da Ordem Santa Úrsula), instituição internacional fundada em 1535, por Ângela Mérici, em Brescia na Itália.
A UROSU, mantida pelas Irmãs Ursulinas, está presente em 34 países e pauta seus ensinamentos no lema SERVIR, orientando seus alunos a viver a serviço do bem, da justiça e da paz.
SERVIAM – “Servirei”
Este emblema é usado por todos os alunos ursulinos do mundo. Ele tem sete estrelas que representam a constelação da Ursa Menor, lembrando-nos que Santa Úrsula é nossa padroeira celestial.
A cruz mostra que nossa escola é cristã e que estamos prontos a seguir Jesus, que nos ensina a sermos corajosos, aceitar o sofrimento e até mesmo a morte, a fim de sermos fiéis a nossos valores e ideais.
A palavra SERVIAM significa que servimos porque queremos ser como Jesus, que disse: “Sou um servo”.